sábado, 9 de maio de 2009

Os quatro pilares segundo Jacques Delors (1996)

Aprender a conhecer, visa aprender a aprender, a dominar os instrumentos do conhecimento disponíveis, como meio de conhecer o mundo que nos rodeia, vivendo dignamente em sociedade, desenvolvendo capacidades profissionais e de comunicação, e, tendo como fim o prazer de aprender, compreender e descobrir o que nos envolve. O conhecimento é tão vasto, que nunca chegamos a conhecer tudo… Aprender a conhecer implica uso e exercício da atenção, da memória e do pensamento.
Aprender a fazer, para fazer é essencial pormos em prática o conhecimento, o que descobrimos e o que aprendemos no todo que nos envolve. Com o aparecimento da industrialização, as máquinas substituíram a mão-de-obra, as tarefas passaram na sua maioria de físicas para intelectuais, por isso acentuámos o carácter cognitivo, passámos a comandar as máquinas, a sua manutenção e vigilância, a concebê-las, a estudá-las e organizá-las.
Aprender a viver juntos, é sem dúvida um dos maiores desafios de hoje na educação. Aprender a viver com os outros dentro da diversidade existente, evitando conflitos, resolvendo de forma pacífica os mesmos, é uma virtude. É necessário compreender o próximo, colocando-nos na sua posição, para perceber as suas reacções, isto passa também pela descoberta de nós próprios.
Aprender a ser, para ser é necessário juntar os restantes três pilares. A educação deve ensinar a todos a liberdade de pensamento, o discernimento, o sentimento e a imaginação, para que possa desenvolver competências de forma a ter “mão” no seu futuro, e vivendo em comunidade de forma responsável e justa.

Sem comentários: